Promotoria pede cassação de Doria e penalidade a Alckmin

Ministério Público entrou com ação na Justiça Eleitoral na noite de segunda (26) acusando o governador de abuso de poder político

O Ministério Público do Estado de São Paulo entrou com uma ação na Justiça Eleitoral na noite de segunda-feira (26) pedindo a cassação do registro de candidatura de João Doria (PSDB) e inelegibilidade do governador Geraldo Alckmin por abuso de poder político.

+ As propostas de campanha com a menor probabilidade de sair do papel

Segundo José Carlos Bonilha, promotor de justiça da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, a ação versa sobre três pontos acerca do uso da máquina estadual em prol do candidato, que é líder das pesquisas de intenção de voto:

1º A funcionária Patrícia Iglecias, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, foi exonerada para que fosse colocado em seu lugar Ricardo Salles, do PP, ex-secretário particular do governador, afim de beneficiar João Doria, com 25% a mais de horário eleitoral na televisão;

2º A ação também cita o envolvimento do governador em atos eleitorais antes da oficialização da candidatura de Doria. O promotor diz que os dois circularam juntos por comunidades, como Heliópolis, e se deixaram fotografar.

3º O terceiro ponto versa sobre o slogan “Acelera SP”, que é cópia do nome de um programa do governo.  Segundo a ação, é um selo do Governo do Estado e não poderia ser usado por uma agremiação partidária.

“É um claro desvio de finalidade, que não denota interesse público do governador e sim político-partidário”, diz Bonilha.

+ Candidatos a vereador declaram de 1 centavo a 14,7 milhões de patrimônio

OUTRO LADO

O advogado Anderson Pomini, da campanha de João Doria, respondeu a VEJA SÃO PAULO por meio de nota dizendo que a equipe ainda não foi notificada e criticou a ação do promotor.

“As razões do Ilustre promotor reveladas a poucos dias da eleição são frágeis e carecem dos mínimos elementos probatórios”, diz o texto. “Parte-se de uma premissa equivocada e sem respaldo legal que pretende impedir que o candidato João Doria receba apoio de partidos e de lideranças políticas. Certamente será arquivada, como todas as demais anteriormente divulgadas aos jornais e posteriormente arquivada pela Justiça Eleitoral”.

Com relação ao governador, a assessoria de imprensa da Casa Civil informou, também por meio de nota, que “tomou conhecimento da ação pela imprensa a menos de uma semana depois do pedido de esclarecimento” encaminhado pelo Procurador Geral de Justiça com o mesmo propósito. “Os esclarecimentos que o governo estadual encaminhará serão suficientes para demonstrar a improcedência da referida ação judicial”.

 

PEDALADAS COM ESTILO

Esta trupe bem-humorada, fazendo pose na frente do Theatro Municipal, vestida como se na década de 20 estivéssemos e que sai por aí pedalando bicicletas, vai se reunir novamente no próximo domingo (25). A concentração será de manhã, na Praça XV, ao lado das barcas. O grupo tomará o rumo de Paquetá e ali vai passar o dia, com direito a um sarau no Parque Dar-ke de Mattos — e o bom é que na ilha não tem carro. Trata-se da versão carioca do Tweed Ride, evento nascido em Londres que rola, nesses moldes, desde 2009. Por aqui, será a terceira edição da festa. É de graça, e cada um pode ir como quiser, mas bacana mesmo é se produzir à moda antiga.

historias-cariocas-05.jpghistorias-cariocas-05.jpg

 (/)

UM OLHAR DE FORA

historias-cariocas-01.jpghistorias-cariocas-01.jpg

 (/)

Oito artistas plásticos estão reunidos na exposição Rioita-vacima, recém-aberta na galeria H. Rocha, no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. Vindos de outros estados e países, eles revelam em esculturas e pinturas sua visão da cidade. As telas do polonês Zbigniew Wie-ckows-ki, por exemplo, remetem à força das chuvas e ao céu alaranjado do verão carioca. O capixaba Augusto Herkenhoff, por sua vez, lança um olhar lírico sobre o Pão de Açúcar, esmaecido por trás de flores, e o mineiro Xico Chaves, nascido numa terra sem mar, tem as águas daqui como inspiração. A curadoria coube a Sonia Salcedo.

Manemolência no palco

historias-cariocas-03.jpghistorias-cariocas-03.jpg

 (/)

O jeito de andar do carioca, aquele requebro típico das nossas morenas e até o gingado característico de velhos e novos malandros, tudo isso deu em coreografia. É a proposta de Um Rio, de Janeiro a Janeiro, da Companhia Rubens Barbot, em cartaz a partir de quarta (21) no Teatro Dulcina, no Centro. Na trilha sonora, também o melhor do samba daqui, a exemplo de Cartola, Paulinho da Viola e Luiz Melodia.

CAUSA INFANTIL

historias-cariocas-02.jpghistorias-cariocas-02.jpg

 (/)

Quem o vê passando engravatado pelas ruas do Centro ou, especificamente, pelos corredores da 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado não pensa que por trás da estampa séria do advogado Luiz Eduardo de Castro Neves vive também um inspirado autor de contos para crianças. Seu primeiro título é Histórias que os Bichos Gostam de Contar, da Editora Odisseia, a ser lançado no fim do mês, na Bienal do Livro. Juiz que é, e antenado com os movimentos da cidade, ele não deixa de fora, mesmo no universo animal, temas como roubo, violência, bullying e, veja só, líderes que não estão por perto bem na hora em que mais precisamos deles. Diríamos que a obra tem um pé na realidade.

1/3
Café Coco Bambu (Leo Martins / Taylor Swift reforça sua relevância no Grammy 2016)
3/3
Imune ao tempo, preserva o hábito de não aceitar cartões e de anotar os pedidos a caneta em um pedaço de papel. A especialidade ali atende pelo nome de bureka, uma espécie de rosquinha de massa folhada típica do Leste Europeu. Nas mãos de Lina Levi e Shoshana Baruch, mãe e filha, ela ganha versões […] ( / Casa Búlgara – Hipermercado Extra)
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s